Descrição do projecto

Projecto: “Santo”
Categoria: Arte Sonora
Período: Abril 2012
Evento: Residência Artística –  Festival Som e Arquitetura Rural

A nossa reflexão centra-se na história de duas capelas (afastadas por umas centenas de metros) que concor- rem no culto ao mesmo santo — S. Macário (São Pedro do Sul). Queremos “vivenciá-las”, medi-las, marcá-las, rezar nelas e construir relações entre as ermidas, as suas narrativas e as comunidades que as utilizam. Aquilo que será apresentado no final da residência, fruto dessa experiência, está completa- mente em aberto.

 

Biografias

O Colectivo UVBA, descendente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, incorpora um conjunto de artistas de diferentes áreas com interesses comuns: performance, vídeo, (an)arquitectura, land art, redes sociais e cidade, que se encontram para desenvolver projectos, conversar, estudar, jantar, beber e discutir, não necessariamente por esta ordem. O colectivo procura investigar e reflectir sobre questões relativas à vida, às práticas artísticas contemporâneas e a tudo o resto.

João Vilnei (Brasil) é mestre (2009) em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro – Portugal e bacharel (2006) em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Artista visual e performer, integra ainda o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA.

Pedro Pais Correia (Portugal) mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro e professor no ensino público.

Pedro Silva (Portugal) arquitecto. Arquiteto pela Universidade Lusíada em 1997. Enquanto jovem colaborador, em Lisboa, com Alexandre Marques Pereira, Philip Cabau, Manuel Taínha e no Atelier do Chiado, desenvolveu concursos nacionais e internacionais e alguns projetos pontuais. Já em Oliveira de Frades, em 2007, abre um atelier próprio ( psaa arquitectura ), onde tem desenvolvido trabalhos no âmbito da arquitetura, do planeamento e do design.