Descrição do projecto

Projecto: Nodar Audio-Visual Plateaus
Categoria: Fonografia, Performance Audiovisual
Período: Julho 2007
Evento: Residência Artística


O trabalho sonoro de Martin Clarke envolve a captura de espaços sónicos específicos, estando o artista particularmente interessado na captura e reprodução de um sentido “destilado” do lugar.

A prática fotográfica de Alicja Rogalska é em grande medida participativa, na medida em que procura envolver, sempre que possível, os sujeitos fotografados no processo criativo.

Reunindo estas duas perspectivas de trabalho, durante a sua residência em Nodar os artistas pretendem produzir uma série de “estratos” audiovisuais baseados em capturas vídeo e gravações sonoras efectuadas à paisagem e aos habitantes locais.

Cada estrato será encarado como uma imagem encenada, enfatizando a criação de uma atmosfera mágica com o objectivo de representar e criar uma série de mitologias alternativas do espaço e das suas gentes.



Martin Clarke e Alicja Rogalska | Inglaterra, Polónia

Martin Clarke é um artista sonoro e realizador vídeo, baseado em Birmingham desde 2003. O seu trabalho faz uso de materiais ambientais para criar espaços não representacionais semi-abstractos, nos quais os sons são tratados como se fossem filmados, com profundidades de campo variáveis, e as imagens são tratadas como sons, estratificadas e compostas. Alguns dos seus recentes projectos incluem a participação no “The Sound of Snow and Ice for Gruenrekorder”, “The Urban Lighthouse for Architecture Week 2006” e “Voyager”, um trabalho sonoro e vídeo de larga escala.

Alicja Rogalska é uma artista polaca, baseada no Reino Unido desde 2006. O seu trabalho utiliza a participação, fotografia e instalação, sendo que actualmente desenvolve projectos que envolvem performance e vídeo. Alicja trabalhou durante vários anos num contexto internacional, gerindo e realizando projectos artísticos na Polónia, Suécia e Reino Unido. Um dos seu projectos actuais inclui colaborações com mulheres de diversos contextos sociais da região das West Midlands, com o objectivo de criar auto-retratos.

http://www.laundryline.co.uk
http://www.rockscottage.net

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]