Beyond the Cities

Como sobreviver no mundo pós-apocalíptico? Investiguei formas de autocultivo, sem fertilizantes e máquinas industrias, numa zona rural remota do Norte de Portugal.

Construí um abrigo.

Filmei-me em vídeo a realizar um manual de instruções sobre como sobreviver em zonas rurais mais selvagens, quando se tornar demasiado perigoso viver nas cidades.

O vídeo “Beyond the Cities” mostra as minhas tentativas (bastante frustradas) de sobrevivência.

Para este projecto concebi um vídeo e um website sobre a sobrevivência em tempos pós-catastróficos. Um pouco cómico, não obstante a seriedade e determinação, um pouco absurdo pela total vacuidade da missão. O trabalho reunia ainda elementos de escrita, fotografia, escultura,instalação e performance. Apresentei-o de duas formas: no local, na forma de uma instalação de objectos “físicos” (incluem-se nesta categoria vídeo, filme, fotografia e escrita), e na forma de um website. O projecto foi trabalhado no local, respondendo ao espaço e à gente de Nodar, tendo sido desenvolvidas algumas das seguintes ideias: Um abrigo–para viver; uma pesquisa sobre materiais locais através da observação, em entrevistas com habitantes locais, e através da recolha de objectos deitados fora que pudessem ser reutilizados. Entrevistas, fotografias e materiais recolhidos e uma demonstração vídeo de como organizar esses materiais de forma a criar um abrigo, foram elementos do trabalho final. Alimentação: devido ao carácter remoto da região, as formas tradicionais de cultivar e preservar bens alimentares sobreviveram na comunidade. Foi efectuada uma pesquisa euma recolha desses saberes. O resultado foi um manual escrito e um filme burlesco de uma raparigada cidade a tentar cultivar algo.Em termos gerais, o trabalho reconhece, apesar do contexto dramático, o facto de tudo ser feito em plena segurança. É um exercício hipotético, um jogo de pensamento. A tecnologia moderna, apesar de tudo, pode não funcionar no caso de uma catástrofe real. Quis usar o espaço da arte para fazer as pessoas rirem e pensarem, para reconhecerem a importância daquilo que deve ser conservado e,talvez, para olharem o seu mundo sob uma perspectiva ligeiramente diferente.

SOBREVIVER NO CAMPO!

ENCONTRE UM ESPAÇO ADEQUADO PARA UM ABRIGO

Escolha um local protegido numa área segura. O local deve encontrar-se próximo da água, mas exclua os locais que possibilitem inundações. Escolha uma área com muita vegetação e,dependendo da natureza do evento apocalíptico, a proximidade de casas abandonadas ou aldeias pode ser vantajosa, pois existe a possibilidade de comida e outros suprimentos terem sido aí deixados.

Será necessário proteger-se da chuva, do vento e das temperaturas extremas. Deve lembrar-se de todos estes aspectos quando estiver a escolher o seu lugar.

LIMPAR O ENTULHO

Verifique em que estado está o seu local escolhido. Remova dessa área todas as plantas, rochas ou excrementos de animais, pedaços de vidro ou quaisquer outros objectos.

Irá precisar de um espaço seco para o seu abrigo. Se constatar que o local que escolheu não é seco,veja o que pode fazer para inverter esta situação.

RECOLHER MATERIAIS PARA UM ABRIGO

Circunde a área e recolha todos os materiais que julga apropriados para a construção do abrigo.Madeira, galhos de árvores, folhas de plástico ou quaisquer tijolos são, obviamente, muito úteis. Os mesmos serão necessários para se proteger da chuva, neve, vento e sol, bem como de temperaturas extremas, quentes e frias.

Não se esqueça de que o abrigo pode ser a sua casa por algum tempo, pelo que tente torná-la num lar. Elementos decorativos, como cortinas, plantas ou objectos semelhantes são uma boa forma de fazer com que se sinta instalado.

CONSTRUIR O ABRIGO

Dependendo dos materiais que irá encontrar, construa um abrigo básico o mais rápido possível.Poderá sempre melhorar e desenvolver a estrutura mais tarde.Antes de mais, necessita de protecção básica, que poderá dese logo começar a construir.

Se tiver a oportunidade de levar consigo alguns livros sobre técnicas de construção ou caso se depare com quaisquer edifícios abandonados na sua nova área, estes podem ser muito úteis! Qualquer experiência de campismo ou aulas de escutismo também se irão revelar bastante úteis nesse momento. Mas não desespere caso nunca tenha tido essas experiências, porque vai aprender rapidamente.

Observe com cuidado os métodos de construção utilizados na sua área de destino. Os materiais e métodos utilizados numa parte da Europa podem não ser tão ideais noutra.

PROCURA DE ALGUM ALIMENTO DEIXADO PARA TRÁS NAS LOCALIDADES VIZINHAS

Consoante a natureza do evento apocalíptico que provocou a sua fuga da cidade, e dependendo do isolamento relativo do local que escolheu, é possível encontrar comida (principalmente em latas),materiais de construção, ferramentas e livros nas casas, aldeias e vilas ao seu redor.

Apesar de qualquer avanço em zonas habitacionais ser um risco, com a devida cautela, pode tornar-se num risco que valha a pena. Especialmente nos primeiros meses, quando ainda mal começou a produzir o seu próprio alimento, a comida enlatada e as conservas deixadas por pessoas moribundas ou em fuga poderá tornar-se a sua única opção de sobrevivência. No entanto, tenha cautela!

CONSTRUIR UMA LAREIRA E ACENDER UMA FOGUEIRA

Escusado será dizer que ser capaz de acender uma fogueira é essencial em muitas partes do mundo (uma excepção é a possibilidade de haver mudanças bruscas no tempo como uma das causas para os acontecimentos apocalípticos; em cada caso manter-se fresco pode ser um desafio ainda maior do que manter-se quente).

Isqueiros e fósforos são úteis para o começo, mas não estarão disponíveis para sempre. Você terá que aprender a acender uma fogueira eventualmente sem eles. Sempre que possível, tente aprender isso, antes de fugir para uma zona desabitada.

MANTENHA A HIGIENE PESSOAL

Manter um elevado nível de higiene pessoal e limpeza pode parecer um exercício inútil na ausência de outras pessoas ou da civilização.No entanto, é importante do ponto de vista da saúde, bem como para manter um elevado nível de auto-estima.

Sabonete, dentífrico, sabão em pó e champô podem ser encontrados na área, no entanto, é um bom plano aprender de antemão como fazer sabão simples e como limpar os dentes com o uso de métodos alternativos.

CAÇA E RECOLHA DO QUE QUER QUE SEJA COMESTÍVEL

Pode parecer como voltar aos velhos tempos de caça e recolha de alimentos, mas por razões óbvias,recorrer a estes meios há muito perdidos, de obtenção de alimentos, é algo que não deve ser ignorado!

Dependendo da natureza do apocalipse pode, no entanto, ser perigoso sendo aconselhada prudência! Comer cogumelos e peixe do rio pode não ser uma boa ideia depois de uma catástrofe nuclear. Por outro lado, mesmo neste cenário, esta pode ser a sua única opção para, pelo menos, garantir a sobrevivência a curto prazo.

A não ser que tenha urgência, não coma qualquer coisa que não conheça, já que, por exemplo, pode encontrar frutos venenosos.Se estiver mesmo desesperado e se certa fruta for a sua única opção,comece por comer com cuidado e mantenha-se atento aos sintomas antes de ingerir enormes quantidades do alimento desconhecido.

PLANTAR E CULTIVAR OSEU PRÓPRIO ALIMENTO PARA SOBREVIVÊNCIA A LONGO PRAZO

Logo que possível, dependendo da época do ano, o seu próprio cultivo de alimentos irá começar a germinar. As ferramentas básicas podem ser encontradas em casas ou lojas abandonadas ou terá decontentar-se com ferramentas improvisadas. Não desespere, pode ser muito trabalhoso, mas as pessoas já cultivavam antes de existirem máquinas e fertilizantes! Além de o manter integrado como meio, o trabalho pode até dar-lhe uma sensação de conquista e finalidade…

Comece de imediato aprocurar sementes, batatas e alguma coisa que possa plantar. Mais uma vez,tentar familiarizar-se com o mais elementar, pelo menos, na jardinagem e cultivo de plantas.

As batatas, cenouras e couves são, por exemplo, vegetais fáceis de cultivar.

Dependendo da zona, tente igualmente aprender algumas coisas sobre conservação de alimentos.

RECONHECER POTENCIAIS INIMIGOS E PREPARAR A SUA DEFESA

Quer a ideia lhe agrade ou não, é muito provável que seja confrontado com a possibilidade de perigo, não só do mundo natural que o envolve (que não deve ser subestimado em qualquer caso!-ursos, lobos e cobras venenosas são apenas alguns dos animais perigosos que ainda podem ser encontrados nalgumas partes da Europa!), mas também de outras pessoas. É muito provável que no mundo pós-apocalíptico a comida e água sejam bens escassos, sendo por isso uma potencial causa de agressão.

Obviamente, qualquer arma que tenha poderá ser extremamente útil.Caso não tenha acesso a armas ou ainda não esteja determinado a usá-las,tente encontrar outra solução para uma boa defesa.Camuflagem e um abrigo bem escondido são duas das formas simples de fazer isso.No entanto,assim que começar a cultivar os seus alimentos, esconder-se dificilmente será suficiente, pelo que terá que começar a pensar nalgum tipo de sistema de defesa mais ofensivo.

MANTENHA A SUA MENTE OCUPADA E A BOA DISPOSIÇÃO

No caso de ter fugido sozinho ou em grupo, irá chegar a um ponto de angústia existencial e a questionar o sentido para a sua vida.Tente contrariar esta situação, mantendo a mente ocupada! Se puder, tente levar livros ou tente encontrar algum em aldeias abandonadas.

Seja criativo! Mesmo quando já não existem normas e regras definidas, os seres humanos precisam de regras e regulamentos. Crie as suas próprias regras! Não consegue lembrar-se do nome de uma flor ou de uma planta? Invente uma! Dito isto, pode ser um exercício muito útil para se tentar lembrar de todos os nomes antigos. Talvez possa escrevê-los (se tiver caneta e papel) para as gerações futuras (nunca perca a esperança de que poderão existir!).

Se possível, mantenha um diário. Tem algumas baterias e cartões CF que deixou na sua câmara?Mantenha registos do seu meio envolvente e das mudanças que vão ocorrendo. Tem um espelho e talento artístico? Desenhe um auto-retrato todos os dias, na areia com um pau, se necessário.

Invente amigos imaginários e preencha o seu mundo….

Seja o que for, mantenha-se ocupado!

Christine Niehoff é uma artista alemã baseada em Berlim que trabalha nos domínios da instalação e vídeo. Tem apresentado o seu trabalho em certames na Europa e EUA (One-Minute-Film Festival–Suiça, Terrace Gallery–Londres, Festival Zemos 98–Espanha, para nomear alguns).Uma das suas preocupações temáticas é a ameaça à vida tal como a conhecemos, não só provocada pelo desastre ambiental mas também pelo carácter precário do mundo urbano e globalizado e tecnológico.

OBRAS ARTÍSTICAS