Descrição do projecto

Projecto: Beyond the Cities
Categoria: Artes visuais
Período: Junho 2008
Evento: Residência Artística


Proponho a realização de um DVD/CD-Rom/website com características quase-instrutivas acerca da sobrevivência em tempos pós-catastróficos. Parcialmente cómico ou absurdo devido ao carácter inútil tarefa, parcialmente muito sério devido à preserverança de tentar. O trabalho reuniu elementos de vídeo-arte, escrita, fotografia, escultura, instalação e performance. o resultado foi mostrado sob duas formas: no local, na forma de uma mostra de objectos físicos (vídeo, filme, fotografia e escrita incluem-se nesta categoria), e na forma de um website. O projecto foi concretizado localmente, respondendo ao espaço e à gente de Nodar, tendo sido exploradas algumas das seguintes ideias: Um abrigo – para viver; uma pesquisa sobre materiais locais através da busca sistemática, entrevistando habitantes locais e através da recolha de objectos deitados fora que possam ser usados. Entrevistas, fotografias e materiais recolhidos e uma demonstração vídeo de como organizar esses materiais de forma a criar um abrigo, foram elementos do trabalho final. Alimentação: Devido ao carácter remoto da região, sobreviveram na comunidade formas ancestrais de cultivar e preservar bens alimentares. Foi efectuada uma pesquisa e recolher esses saberes. O resultado foi um manual de instruções escrito ou uma comédia filmada de como uma rapariga da cidade tenta cultivar algo.

Em termos genéricos, o trabalho deverá reconhecer o facto de que tudo nele, apesar do contexto sério, é realizado em completa segurança. É um exercício hipotético, um jogo de pensamento. As tecnologias modernas, apesar de tudo, podem não funcionar no caso de uma catástrofe real. Pretendo utilizar o espaço que a arte proporciona para fazer as pessoas rir e pensar, para reconhecerem a importância do que deve ser conservado e, talvez, para conseguirem ver o seu mundo sob uma perspectiva ligeiramente diferente.


Awesome Flickr Gallery Error - Photoset not found


 

 

Christine Niehoff | Alemanha

é uma artista alemã baseada em Londres que trabalha nos domínios da instalação e vídeo. Tem apresentado o seu trabalho em certames na Europa e EUA (One-Minute-Film Festival – Suiça, Terrace Gallery – Londres, Festival Zemos98 – Espanha, para nomear alguns).
Uma das suas preocupações temáticas é a ameaça à vida tal como a conhecemos, não só provocada pelo desastre ambiental mas também pelo carácter precário do mundo urbano e globalizado e tecnológico.


http://www.christine-niehoff.net