Descrição do projecto

Projecto: Caminhos Sagrados
Categoria: Gravações sonoras de campo, antropologia sonora, vídeo, instalação site-specific
Período: Abril 2013
Evento: Residência Artística

“Caminhos Sagrados” toma como ponto de partida as viagens ou peregrinações rituais que são parte integrante das práticas religiosas. Desde as maiores peregrinações em massa até às viagens locais de/para locais de culto, santuários ou locais de significado pessoal/íntimo (ou mesmo “supersticioso”), os caminhos sagrados têm importância religiosa e espiritual, ligando culturas com a paisagem e ligando lugares numa malha de significado e mito.

“Caminhos Sagrados” irá explorar algumas associações sonoras com a prática religiosa na região do maciço da Gralheira. O trabalho de campo irá incluir visitas a locais de culto, cemitérios, santuários, poços sagrados, árvores, rochas ou outros locais sagrados localizados na paisagem. Uma atenção especial será dedicada às ações e rituais que podem fazer parte das viagens para esses locais – por exemplo, maneiras particulares de atravessar locais ou rotas escolhidas que têm significado pessoal particular.

O projeto terá como resultado um conjunto de ensaios sonoros e de instalações performativas, os quais irão emergir a partir da condução de grupos e indivíduos até determinados lugares, da gravação de vozes de habitantes locais falando do significado de certos lugares, da gravação da paisagem sonora de locais e caminhos rituais ao longo do tempo, através do posicionamento de uma série de microfones autónomos, da exploração arquivos locais e da edição e sobreposições de gravações com material visual.