Ondas estacionárias, ouvidos em movimento (Tardes Preguiçosas)

De Antonio DellaMarina e Alessandra Zucchi

O som altera-se quando nos movemos. O nosso projeto para a residência é montar uma instalação num edifício de cariz rural onde as pessoas possam experienciar o movimento enquanto relaxam num baloiço. O áudio será constituído por ondas sinusoidais que serão sintonizadas com a ressonância das frequências de som encontradas no espaço em a preço. Camas suspensas no espaço, baloiços e outros assentos confortáveis, juntamente com os elementos de decoração feitos no local, serão a ambiência criada para uma escuta atenta. De entre as várias localizações existentes para a nossa instalação, decidimos pela antiga escola de Macieira, uma bela casa isolada e cercada por árvores, mesmo ao lado da aldeia. Rapidamente nos apercebemos de que seria agradável montar alguns baloiços e camas de rede dentro de um quarto outrora usado para ensinar. Há muito que o edifício estava abandonado, por isso passámos vários dias a limpá-lo. Frequentemente chovia lá dentro e todos os vidros das janelas estavam partidos. Havia muita humidade, nomeadamente pelo facto de faltarem muitas telhas no telhado (Temos que concordar com o facto de não termos tido muita sorte com o tempo). O chão também estava danificado, bem como o sistema elétrico. Na verdade tentámos acender a lareira mas como resultado obtivemos muito fumo. Assim que se limpou o quarto, começámos a fazer dele a nossa “casa”, de forma atorná-lo mais acolhedor. Depois de alguns dias passados dentro da antiga escola o seu ambiente tornou-se familiar. Coisas antigas adquiriram novos significados: os fungos na parede tornaram-se quadros, assim como a nódoa onde anteriormente se posicionava o quadro do giz. Fizémos novas decorações e candeeiros com objetos encontrados. Quanto mais tempo passávamos a trabalhar na nossa peça, mais refinada ficava a nossa personalização do espaço. A Alessandra localizou “os sítios do gato” dentro do quarto, aqueles sítios únicos em que qualquer um gostaria de ficar mais do que um momento, ou porque o local oferece um ponto de vista especial, ou pela sensação de proteção que proporciona, ou porser um sítio de leitura e contemplação. Demos ênfase a esses sítios de modo a criara atmosfera para um ambiente de escuta. Depois trouxemos luzes coloridas, almofadas, velas e tecidos. Construímos os baloiços com assentos grandes e fofos, decorámo-los com têxteis e pendurámo-los em frente de cada janela. Completamos o quarto com intervenções mínimas, pequenos sinais, vestígios a que chamá-mos “gesti d’amore” ou “divinities”. O áudio usado na instalação foi feito com ondas sinusoidais. Della Marina analisou a ressonância das frequências dos dois quartos por forma a sintonizar um som estável e contínuo, assim apelidada “onda estacionária” feita de tons puros. No sentido de obter um espectro mais alargado do som, o Antonio adicionou alguns tons de altas frequências sintonizadas com o canto dos pássaros dos arbustos exteriores à casa. Concebemos as nossas obras de arte para as explorarmos a longo prazo. Pedimos ao público para entrar em pequenos grupos e para jogar com os baloiços enquanto ouviam o som e, deste modo, interligar as oscilações visuais e acústicas. Usualmente é necessário algum tempo para o visitante se envolver no processo de escuta e familiarizar-se com o conceito de “habitar” um sítio. Não sabemos se, numa apresentação tão breve, houve tempo suficiente para o público mergulhar realmente no trabalho. Porém, os miúdos foram vistos a brincar com os baloiços quando nos fomos embora. Durante a nossa estadia obtivemos a ajuda e gentileza de toda a comunidade de Macieira. Para ela vai o nosso mais profundo respeito e gratidão.

Antonio Della Marina é um compositor eletrônico e artista sonoro italiano que há vários anos se foca em trabalhar com ondas sinusoidais. Claramente influenciado pela avant-garde minimalista da Costa Este Americana dos anos sessenta e setenta, o seu trabalho explora as propriedades físicas do som e a sua relação com a percepção humana. Della Marina usa abstrações matemáticas e geradores que constrói e personaliza para dar forma às suas composições que frequentemente são apresentadas na forma de esculturas sonoras. Desde 1998 que está ativo nas artes sonoras através de concertos e instalações de som.

Arquiteta e artista dos media, Alessandra Zucchi formou-se na Universidade de Arquitetura de Veneza. O seu trabalho aborda fundamentalmente a relação entre o espaço arquitetónico e a perceção sensorial. Ela trabalha com materiais incomuns e com entrelaçamentos de luz, som e formas espaciais em combinações inesperadas, sugerindo-nos repensar o nosso sentido de espaço. A artista foi convidada para festivais de arte com os seus projetos, performances e vídeos na Europa e Américado Norte.

Desde 2011 que ambos os artistas têm Spazioersetti, um espaço permanente de some luz em Udine, Itália. Nesse espaço eles também são curadores de um programa anual de exibições, conversas e workshops inteiramente dedicados ao som e à arquitetura.

OBRAS ARTÍSTICAS