Balaced Structures for Composition

Um dos aspectos do processo criativo em que tenho focado o meu interesse nos últimos anos está relacionado com o conceito de estrutura. A criação musical está diretamente relacionada com um processo de “composição”, no sentido da organização conjunta de vários elementos ao longo da linha temporal com o objectivo de produzir um desenvolvimento com significado. Mais genericamente, à parte dos diferentes estilos ou gêneros (no caso presente pode ser uma pauta musical ou um processo ao vivo, mas também uma instalação, um vídeo ou até um trabalho conceptual), o ato de desenvolver uma peça implica a concepção de um balanço de elementos estruturais que é em grande medida identificável.

Em Nodar trabalharei com alguns samples gravados “In Loco” e de acordo com a lógica quepreside ao “Pushing The Medium”. Simultaneamente pretendo discutir e confrontar os restantes participantes com as diferentes abordagens possíveis para a modelização de uma estrutura que parte do espaço concreto de Nodar.

Antonio Della Marina (Itália). O compositor eletrônico italiano foca o seu trabalho em sequências, frequências e fases de ondas sonoras e nas características essenciais do som em si. O seu trabalho explora as propriedades físicas do som, a sua conexão com a percepção humana e a “dianoia” matemática como música, tempo e espaço. Desde 1998 tem estado envolvido no campo da arte sonora participando em concertos e criando instalações sonoras