Descrição do projecto

Projecto: Balanced Structures for Composition
Categoria: Arte Sonora
Período: Setembro 2006
Evento: Residência e Simpósio Nodar Pushing the Medium #2


Um dos aspectos do processo criativo em que tenho focado o meu interesse nos últimos anos está relacionado com o conceito de estrutura. A criação musical está directamente relacionada com um processo de „composição”, no sentido da organização conjunta de vários elementos ao longo da linha temporal com o objectivo de produzir um desenvolvimento com significado.

Mais genericamente, à parte dos diferentes estilos ou géneros (no caso presente pode ser uma pauta musical ou um processo ao vivo, mas também uma instalação, um vídeo ou até um trabalho conceputal), o acto de desenvolver uma peça implica a concepção (intenção?) de um balanço de elementos estruturais que é em grande medida identificável.

Em Nodar trabalhei com alguns samples gravados „in loco” e em linha com o ambiente do „Pushing The Medium”. Ao mesmo tempo que procurei discutir e confrontar com os restantes participantes as diferentes abordagens possíveis para a modelização de uma estrutura, utilizei o mesmo material de base para a concretização de diferentes peças sonoras.



Antonio Della Marina | Itália

Compositor electrónico italiano foca o seu trabalho em sequências, frequências e fases de ondas sonoras e nas características essenciais do som em si. O seu trabalho explora as propriedades físicas do som, a sua conexão com a percepção humana e a “dianoia” matemática como música, tempo e espaço. Desde 1998 tem estado envolvido no campo da arte sonora participando em concertos e criando instalações sonoras.

http://www.fades.net/