Descrição do projecto

Anna Hints | Estónia

Período da Residência:
6 a 21 Abril 2010

Projecto Artístico:
“Mind the River” | Performance Vocal, Fotografia, Instalação

O meu projecto é sobre uma viagem e o que significa para mim um rio. Um fluxo pessoal com vários pontos de encontro. Estou interessada numa conversa entre 3 lugares que estão todos ligados pelo facto de terem um rio que é uma parte importante do lugar. Pretendo estar 2 semanas em Nodar, 2 semanas em Tartu e 2 semanas em Kääpa. Nos 3 lugares planeio um conjunto de eventos comuns. Não existe uma linha restrita entre o público e o performer. Planeio encetar uma tentativa de comunicação entre a população local e os objectos / animais.

1. Peço às pessoas para, uma hora por dia, se aproximarem do rio e fiquem em silêncio a ouvir os sons dentro e fora de si mesmos. Silêncio pessoal ligado pelo rio.

2. Um vídeo de uma viagem nas proximidades do rio em que os meus passos seguem as pegadas pré-existentes no chão. O caminho do fluir da vida, uma viagem, um rio-mente e um rio-memória.

3. Eu recolho a água do Tartu Emajõgi e peço às pessoas de Tartu para falarem com a água transmitindo os seus desejos e orações para as pessoas de Nodar. Faço o mesmo com a água do rio em Võhandu Kääpa. Em Nodar, coloco na água todas as mensagens das pessoas através da união das águas. Levo a água de Nodar e peço aos locais para expressarem os seus votos para a Estónia.

4. Gostaria de pedir às pessoas para se juntarem a mim a cantar rituais em torno do rio. Todos são convidados a cantar algo que o/a afectou, que faz parte da sua memória pessoal. Na maneira de cantar as músicas para o rio, as nossas memórias pessoais são recolhidas e distribuídas em torno da água.

Peço às pessoas para enrolarem um fio (que desta forma define o espaço) em torno de um espaço (de preferência carregado de memória pessoal) e em simultâneo contarem as suas memórias, canções, histórias. Mais tarde, ao enrolar o fio de volta recebo uma bola de fio onde eu registo a gravação sonora do evento. O meu objectivo é reunir a tempo o maior número de bolas de fios de memória deste tipo e apresentá-los em vários ambientes.

Awesome Flickr Gallery Error - Photoset not found

Biografia Artística

Anna Hints é uma artista oriunda da Estónia que trabalha nos domínios da fotografia, performance, instalação, arte sonora, canto folclórico e experimental. Estudou Literatura e Folclore Estónios e Comparativos na Universidade de Tartu e Fotografia na Faculdade de Artes de Tartu. Desde 2005 tem apresentado o seu trabalho em festivais, galerias e museus na Rússia, México e em diversos locais da Estónia.