Descrição do projecto

Projecto: Resonant Objects
Categoria: Instalação Sonora
Período: Setembro 2006
Evento: Residência e Simpósio Nodar Pushing the Medium #2


‘Resonant Objects’ é uma performance e/ou instalação que tem como enquadramento a aproximação entre som e espaço através de um fenómeno físico, onde o som é usado como um meio para excitar o o próprio espaço (em) que é escutado. O som resultante está intrinsecamente ligado ás características “espaciais” de um objecto, a sua forma, dimensões e material, mas também com a natureza site-specific, o espaço arquitectónico com as suas características acústicas.

Em paralelo com o processo sonoro a componente visual actua como monitor da direcção da performance, guiando o espectador, revelando o seu funcionamento, enquanto, ao mesmo tempo, afectando luminicamente o espaço, o interfere e modifica perceptualmente.



 

André Gonçalves | Portugal

É licenciado em Design Visual e trabalha como designer e programador. Actualmente tem desenvolvido projectos em diversos campos incluindo video, instalações intermédia, manipulação sonora e improvisação em vários projectos musicais onde se destacam aqueles a solo: ok.suitcase e etch. Encara os seus projectos como criações efémeras para um determinado “site-specific” no qual o objecto audível / visível tem o papel de acelerador entre espaço e sensações. Em 2004 foi-lhe atribuída a Bolsa Ernesto de Sousa, Bolsa de Arte Experimental Intermédia que o levou a apresentar a performance ‘Resonant Objects’ na Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque, em 2005. Em 2006, o mesmo projecto esteve em exibição no FILE (S. Paulo, Brasil). A sua discografia inclui registos nas editoras Grain of Sound, Crónica e Sirr.

http://www.ctrl.tk