12 Dog Cycle

Com a ida para Nodar queríamos envolver-nos com os jovens que vivem na região e considerar a sua relação com os mitos e histórias locais. A voz, a principal transmissora de histórias, é também um campo de experimentação e de diversão que planejamos explorar com as pessoas que conhecemos. A nossa esperança era prolongar as conexões através da imaginação, e incorporar as histórias através da voz

O nosso ponto de partida foi um convite aberto para nos encontrarmos para uma sessão de contadores de histórias. Como pessoas de fora, quisemos criar uma situação que incentivou uma verdadeira troca de conhecimentos entre os participantes, connosco agindo pouco mais do que o público. Nos dias que antecederam o workshop, Luís Costa da Binaural levou-nos a dar uma volta pelas aldeias locais, encontrando quem quer que estivesse estado a trabalhar no campo, a relaxar nos degraus da sua casa ou a beber no bar local. As discussões durante esses encontros resultaram num conjunto de possíveis temas para o workshop.

O workshop teve lugar num largo da comunidade em Sequeiros, debaixo de um palco que recebera bandas para o carnaval local. Reunidos os contadores de histórias, esmagadoramente as senhoras mais velhas residentes de Sequeiros, derramaram as memórias coletivas da localidade: os carnavais, os bruxos, a feitiçaria, as minas detungsténio, os grupos de dança, as cobras, as luzes inexplicáveis, os incêndios, os viajantes e os peregrinos. O pequeno grupo de adolescentes reunidos, de Nodar, Sequeiros e Ameixiosa, conheciam algumas das histórias, mas as suas contribuições e perguntas indicaram um verdadeiro empenho e curiosidade.

Após a sessão de contadores de histórias, facilitamos uma série de workshops de grupos de voz com os adolescentes. Ao encontrar um terreno comum, sem linguagem, focamo-nos na prática de técnica vocal estendida da Alice, como forma de representar as histórias partilhadas. As possibilidades de voz não-lingual tornaram-se no nosso terreno de exploração partilhado, com as histórias que formaram um quadro de referência para a imaginação e diversão. O grupo respondeu com entusiasmo poderoso, seguindo a nossa abordagem de livre associação às histórias para criar interpretações abstratas.

Ao tentarmos familiarizar-nos com as paisagens e os espaços da região, juntamente com os workshops, levámos a cabo curtas explorações de escuta e som. Usando os instrumentos mais familiares para nós, voz e acordeão piano, fizemos uma série de gravações em Nodar e seus arredores, envolvendo a acústica e os sons particulares de cada localidade. Assim como desejámos incorporar histórias através da voz, esperamos uma conexão física com os espaços de Nodar através de um retorno tátildo som. As mais memoráveis são talvez as gravações vocais por cima e por baixo da água do rio Paiva, apreciando ao mesmo tempo a resposta do uivo de um cão local e o mordiscar de minúsculos peixes de rio nas nossas pernas.

O nosso último encontro com os nossos amigos adolescentes decorreu no local da performance; penhascos de rochas e arcos da ponte de pedra refletivos, criando uma acústica única na margem do Rio Paiva. A performance foi concebida como uma reimaginação da história e dos mitos locais, através das mentes e vozes da sua juventude. O próprio rio foi o ponto de descanso para a serpente gigante que fez o seu caminho a partir das memórias dos contadores de histórias até ao centro da performance que criámos com os nossos jovens colaboradores.

AliceHui-Sheng Chang (Taiwan) e Nigel Brown (Austrália) trabalham através da 12 dog cycle, prolongando a voz através de técnicas não convencionais extremas e o acordeão através de modificações e pickups.

Tocaram no leste da Ásia, Europa e Austrália em festivais, incluindo Vozes de Magaio, Portugal; Santander Arte Sonoro, Espanha; ElsieElse, França; Kuandu Arts Festival e TranSonic, Taiwan; 2pi, China; Liquid Architecture, O NowNow e Electrofringe, Austrália. Os seus trabalhos gravados foram publicados por Trente Oiseaux (Alemanha), Ecosono (EUA) e Mind Twisting Records (Polônia).

OBRAS ARTÍSTICAS