Descrição do projecto

Projecto: As Paredes Têm Ouvidos
Categoria: Arte Sonora, Fonografia
Período:
Abril 2007
Evento: Residência Artística


Como artista sonoro trabalho exclusivamente com gravações de campo. Ao gravar procuro compreender o lugar onde estou. Sinto mais a presença do mundo quando o escuto com a intenção de o documentar. Prefiro que o diálogo se desenvolva, por si mesmo, entre o som do lugar e a minha experiência dele.

Posso apresentar várias razões mas interessa-me uma em particular:

A maioria das minhas gravações até agora têm decorrido em lugares com os quais tenho apenas uma relação passageira ou transitória. Quando viajo movimento-me rapidamente; Raramente tenho mais de uma semana para conhecer um lugar. Por isso, tenho-me limitado a documentar e trabalhar com momentos que sei não serem representativos da paisagem sonora de determinados lugares; em vez disso, captam ‘transitórios de alta-frequência” interessantes mas arbitrários.

Interessa-me trabalhar num lugar durante um longo período de tempo. Idealmente gostaria de passar um ano ou mais num único lugar, acompanhando as suas transições ao longo das estações do ano. Não sei o que poderia surgir dessa maior intimidade – julgo que uma maior honestidade.




Aaron Ximm | EUA

Aaron Ximm, também conhecido como Quiet American, é um artista sonoro e fonógrafo. Realizou o seu primeiro trabalho a partir de gravações de campo no Outono de 1998 quando viajou através do Vietname. A música de Quiet American tem sido tocada em numerosos programas de rádio e estações de ‘streaming’ na Internet. Já foi entrevistado por inúmeras estações de rádio públicas e o seu trabalho já surgiu em críticas nas revistas de música experimental mais importantes. O seu projecto ’one-minute vacations’ teve destaque no programa ‘The Next Big Thing’ da estação WNYC e é regularmente citado em blogs e portais.

O projecto resultante da colaboração de Aaron com a sua mulher, “Annapurna: Memories in Sound” recebeu o prémio ‘Director’s Choice Honorable Mention’ no ‘2002 Third Coast International Audio Festival’. A série de concertos ‘Field Effects’ que programou entre 2001 a 2005 foi premiada pelos jornais SF Weekly e San Francisco Bay Guardian. As suas gravações foram usadas em vários projectos como álbuns de Shuttle358 e Noe Venable.

http://www.quietamerican.org