Descrição do projecto


(mp3 – 128 Kbps)

“Forza Bari! Alé! Alé!” é uma composição que combina técnicas vocais estendidas, gravações de campo e performance.

Nesta peça eu quero destacar o valor social que caracteriza o futebol, que ainda pode dar às pessoas um forte sentimento de comunidade, apesar das mudanças da modernidade. O forte sentimento de pertença colectiva que existe durante uma partida de futebol, o qual se expressa no seu ponto máximo durante os grandes eventos e vitórias, pode às vezes envolver toda a comunidade, toda uma população, mesmo aqueles que parecem estar fora de qualquer ligação ao futebol. A participação nesta cerimónia permite a afirmação de uma consciência colectiva. A sociedade torna-se consciente de si mesma, constitui o desejo de empreender um caminho comum em nome do mesmo ideal, cria uma espécie de ligação emocional com um determinado território.

Inspirada por alguns momentos engraçados da minha infância relacionados com o futebol, em Agosto de 2010 organizei um almoço com alguns membros da minha família e um velho amigo e fã do clube de futebol da minha cidade natal: o Bari. O meu objectivo foi recriar a atmosfera de um típico, ruidoso e memorável almoço de Domingo em casa da minha avó, sempre caracterizado pelos mesmos elementos: ‘strasc’nat con le brasciole’ (uma espécie de pasta com costeletas de vitela ou de cavalo), o rádio que transmitia o relato ao vivo do jogo, os comentários sonoros e gestos repentinos do meu tio, um fã louco da equipa, e as disputas tragicómicas entre ele, a minha avó e os outros convidados à mesa.

A narração de rádio que usei na minha performance foi do último jogo do Bari na temporada 85-86, que terminou com uma retumbante vitória do Bari contra o Pescara, 2 golos a 0. Ao vencer esta partida, o Bari finalmente voltou à ‘Série A’, após 16 anos na B. O evento foi recebido com grande entusiasmo por todos em Bari, os quais inundaram as ruas, batendo panelas, cantando e gritando.

Através dos seus aficionados de futebol mais ruidosos, quero oferecer um retrato típico do cidadão de Bari, uma figura cómica, simples, verdadeira, sempre pronta a exibir-se, muito ligada à sua cidade e à família.

Agradecimentos Especiais: Marco Dellino e família Barile pela participação na performance e Giuseppe Balenzano pela disponibilização do relato do jogo do Bari.

Biografia Artística:

Manuela Barile é uma artista multidisciplinar e performer vocal italiana que vive e trabalha em Portugal. A sua pesquisa artística é baseada numa lógica de concepção de projectos que combina composições vocais baseadas na utilização de “extended vocal techniques” focalizadas na relação entre voz, paisagem sonora e propriedade acústicas dos lugares com diferentes media (performance, gravações de campo, rádio, vídeo, fotografia). A mesma é desenvolvida sobre e para os lugares, tendo em conta vários aspectos, como a conformação natural do território, da tradição, da memória, das simbolizações rituais e sacras depositadas na terra como sinais indeléveis. Manuela Barile é co-directora artística da Binaural, uma associação cultural portuguesa que se dedica à promoção de som e artes intermédia desenvolvida num contexto rural.

http://www.manuelabarile.com[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]