“Oikos”, de Manuela Barile apresentado no evento Venus Rising em Londres (UK)

VENUS RISING – Filmes, Música, Performance – Sábado, 03 Julho 2010
Horário: 17:00 – 21:00
Local: 128 Farringdon Rd EC1R 3AP Londres (UK). ENTRADA GRATUITA.

Manuela Barile apresentará uma peça vídeo da sua performance vocal site-specific “Oikos”, em “Venus Rising”, um evento com filmes e performances celebrando a energia feminina através da participação e colaboração criativas.

A casa é um lugar. A casa é o nosso pequeno universo, de concentração e integração de pensamentos, memórias e experiências. Quando estamos na nossa casa, sentimo-nos protegidos. Quando abandonamos este lugar, sentimo-nos muitas vezes perdidos e melancólicos. A nossa casa vazia, o lugar-casa, transforma-se em espaço. Abandonar esse lugar e vê-lo ser transformado em espaço, significa deixar as nossas ligações, ir para fora de nós, despidos das nossas certezas.

“Oikos” mostra um corpo fundido com a casa, com as suas paredes, com os restos de objectos que são vestígios de memórias. A voz, na sua vulnerabilidade e fragilidade, torna o corpo em memória, expressa tristeza e um profundo desassossego.

“Oikos” combina “técnicas vocais extendidas” e foca-se na interacção entre voz, performance art, espaço sonoro e as propriedades acústicas de um lugar.

Créditos:

Ideia Original e Direcção Artística: Manuela Barile
Performer Vocal: Manuela Barile
Vídeo: Manuela Barile e Helen Petts
Gravação Sonora: Helen Petts
Pós-Produção Sonora: Rui Costa
Produção: Luís Costa e Carina Martins (Binaural)
Apoio: Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

Venus Rising é curado por Sharon Gal com o suporte da ALISN e da Magnificent Basement Company.

Terá lugar num espaço doméstico em Farringdon road entre as 5pm e as 9pm.

O programa de 4 horas também inclui:

  • Filmes de: Helen Petts, Sarah Filmer, Debbie Howard, Vera Simmonds, Rachel Cornish, Uta Baldauf, Agnes Hay & Steve Moyes , Agnieszka Kozolowska, The Ophelia Project.
  • Performances solo de Carmel Morrissey e Portia Winters.
  • LONG DRONE composição colaborativa de Sharon Gal. Uma performance de grande escala com a participação de: Chas De Swiet, Ivor Kalin, Frances Morgan, Ali Warner , Portia Winters, Carmel Morrissey , Paul Hepden, John Mackenzie , Amy Corcoran , Kevin Quigley, Richard Young , David O’connor , Steve Moyes , Sophie Cooper, Chris Cook, Chantal Riekel , Gary Jeff, Paul Shearsmith, Moshi Honen, Tim Flitcroft, Grahame Painting, Zoë Grisedale.

Helen Petts – http://www.helenpetts.com/

Artista visual e cineasta que tem trabalhado extensivamente no campo da livre improvisação e música experimental, tanto em fotografia como em vídeo. A sua prática artística pessoal envolve um trabalho solitário baseado na abstracção/paisagem, principalmente em fotografia e vídeo. Ela é co-promotora (com o guitarrista John Russell) da Mopomoso, uma noite de música improvisada no Vortex Jazz Club. Gere o canal do Youtube – youtube.com/helentonic – de concertos de improvisação livre e trabalho artístico associado.

2017-02-13T18:32:30+00:00 1 Julho, 2010|