Livro e Cd de “Memória Sonora da Cortiça” apresentado no Museu de Lamas

Memória Sonora da Cortiça
de Luís Gomes da Costa
Livro de 72 páginas a cores
CD com peça sonora de 65.05 minutos

Sessão de Lançamento
Sexta-feira, 10 Abril 2015, 18h00
Museu de Santa Maria de Lamas

Apresentação da obra a cargo do Dr. Joaquim Lima (Diretor-Geral da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça) e do Prof. Dr. Paulo Bernardino (Diretor do Mestrado de Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro).

Esta publicação e CD constitui um resultado direto do projeto artístico, Memória Sonora da Cortiça, da autoria de Luís Gomes da Costa (coordenador da Binaural/Nodar) e desenvolvido entre Setembro e Dezembro de 2014 juntamente com comunidades fabris (antigos e atuais empregados e empresários) e educativas (professores e alunos do 1º ciclo) de várias localidades do concelho de Santa Maria da Feira.

O projeto partiu de um trabalho de campo multidisciplinar desenvolvido entre Setembro e Dezembro de 2014 que incluiu análise de documentos históricos (imprensa local, boletins da Junta Nacional da Cortiça, artigos científicos, publicações da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça, etc.), registos sonoros em fábricas da cortiça mapeados juntamente com mais de meia centena de alunos comunidade escolar do concelho de Santa Maria da Feira e entrevistas a atores relevantes do setor, como atuais e antigos operários, empreendedores, dirigentes associativos, gestores museológicos. A obra final criou um ambiente imersivo e contemporâneo, em contextos paralelos de composição sonora estéreo e de instalações sonoras e visuais multicanal apresentadas na Casa da Cultura de Lourosa e no Museu de Santa Maria de Lamas, esta última patente até 23 de Maio de 2015.

Memória Sonora da Cortiça constituiu uma encomenda da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, sendo que ambas as entidades co-produziram o projeto conjuntamente com a Binaural/Nodar.

2017-02-13T18:31:46+00:00 30 Março, 2015|