Rua do Pedregal | 3660-645 Sul | Portugal
Tel. +351 232 723 160, +351 918 951 857
Email: info@binauralmedia.org
SoundcloudSoundcloudFlickrFlickrTwitterTwitterFacebookFacebookVimeoVimeo

"Passageira em Casa" de Maile Colbert acolhido em residência artística na Austrália

“Passageira em Casa / Passenger at Home”, um projeto marítimo intermedia de Maile Colbert, produzido pela Binaural/Nodar e financiado pelo Governo de Portugal | Direcção-Geral das Artes irá ter uma versão australiana a ser desenvolvida entre 25 de Março e 14 de Abril 2013, no âmbito do Programa Internacional de Artistas em Residência – iAIR, na Escola de Artes da Universidade RMIT em Melbourne.

Apresentações Públicas: 11 e 12.Abr.13, 19h00, RMIT University, iAIR Studio 1, Melbourne (AUS)

Passageira em Casa é uma perfomance intermedia e interdisciplinar inspirada pela viagem em busca da definição de “casa” . A narrativa é parcialmente ficcional e consiste num relato pessoal sobre a história marítima de Portugal e sobre a discussão sobre se os portugueses terão sido os primeiros europeus a chegar à Austrália, e o questionamento do significado de serem “O Primeiro”. Embora tenha uma âncora conceptual, o projeto é “context-specific” no ponto de vista histórico, cultural, linguístico, arquitetónico e pessoal, renascendo à medida que viaja para diferentes locais e situações como um Cadáver Esquisito épico. A versão australiana do projeto incluirá uma instalação/performance intermedia e um mapa sonoro das rotas das Descobertas desde a Europa à Austrália e o impacto na fauna e flora locais. Elementos da versão portuguesa do projeto serão incorporados na versão australiana, incluindo vídeo, som, canções, texto e video-dança, bem como um jogo interativo utilizando a “task-based choreography” que foi desenvolvida para o projeto. Entrevistas com estudantes portugueses e australianos serão feitas sobre a importância de ser “O Primeiro”.

Maile Colbert vai depois apresentar a pesquisa para o projeto na conferência Música e Ecologia do Som, entre 27 e 30 de Maio, na Universidade Paris 8, e vai efetuar uma apresentação académica do projeto no Instituto da Maia (Porto), a 23.Maio.

Para mais informações sobre o projeto, clicar aqui.