Rua do Pedregal | 3660-645 Sul | Portugal
Tel. +351 232 723 160, +351 918 951 857
Email: info@binauralmedia.org
SoundcloudSoundcloudFlickrFlickrTwitterTwitterFacebookFacebookVimeoVimeo

Programa de rádio "Tramontana" da Binaural/Nodar na Rádio Lafões atinge a 30ª edição

A Binaural/Nodar iniciou em Agosto de 2012 um programa semanal de rádio numa pequena rádio de S. Pedro do Sul (Rádio Lafões, 93.00 Mhz) mas com ótima cobertura em toda a região Litoral-Centro, de Aveiro, Porto, Viseu ou Coimbra. Este programa, intitulado “Tramontana” e apresentado por Luís Costa (presidente da direção da Binaural/Nodar), nasceu no âmbito de um projeto de documentação antropológica, etnomusicológica e de paisagens sonoras intitulado Arquivo da Memória de Lafões, dos Vales do Paiva e do Vouga e integrado na Rede Tramontana europeia de arquivos da memória de zonas de montanha.

O programa “Tramontana” tem tentado ser um contributo que acrescente densidade antropológica e proximidade comunitária a um contexto, o das rádios locais do interior, que atinge cada vez mais níveis impensáveis de banalidade e de réplica “pobre” de modelos radiofónicos totalmente massificados. Nesse sentido, “Tramontana” remete quiçá para o imaginário radiofónico dos anos 60 e 70, em que se podia ouvir (na rádio pública portuguesa, é claro) desde um agricultor a discorrer calmamente sobre as suas memória e anseios, enquanto sulcava a terra com o seu arado, passando pelas vozes e cantares na paisagem de mulheres a desfolharem o milho, ou até pelo “cantar aos reis” de porta a porta numa aldeia perdida da beira ou de trás-os-montes.

Começámos a fazer rádio pela primeira vez com “Tramontana”. Provavelmente a voz era hesitante nas primeira emissões, hoje já o será menos, mas uma coisa é certa: a vozes do povo rural de montanha (destas montanhas da Arada, Gralheira, e Montemuro) nunca deixarão de ser autênticas e expressivas, na convicção, na escolha das palavras ou nos ritmos e sotaques que ainda resistem à formatação da comunicação contemporânea (aquelas vozes e caras sem densidade alguma, mas com pose de dizerem as coisas mais importantes do mundo).

Mensalmente traremos à newsletter  da Binaural/Nodar as ligações para os cinco programas anteriores de “Tramontana”, a par da descrição do seu conteúdo, de forma a que a inapelável passagem do tempo vá concedendo alguma trégua a este material sonoro que homenageia o mundo rural que resiste.


Últimas cinco emissões de Tramontana:

Tramontana @ Rádio Lafões #30 | 02 Mar 2013 

Programa inteiramente dedicado a uma organização de artesanato tradicional: a Associação de Artesãos de S. Pedro do Sul. Seis entrevistas foram feitas a cada um dos artesãos e mestres de doçaria, os quais diariamente trabalham na antiga estação de comboios de S. Pedro do Sul, formando um mosaico de gerações e de histórias de vida e trabalho. Eis os seus nomes: Fátima Marques, José Almeida, Ana Maria Rocha, Natália Rocha, Lurdes Pereira e Fátima Monteiro. Entrevistas efectuadas por Manuela Barile, Nely Ferreira e Ricardo Frade, todos da equipa da Binaural/Nodar.


Tramontana @ Rádio Lafões #29 | 23 Feb 2013

Programa dedicado aos carnavais rurais gravados no País Basco pela organização cultural audiolab.org (parceira da Binaural/Nodar), tanto em aldeias da sua região como na ilha mediterrânica da Sardenha. Esses carnavais ancestrais têm profunda ligação com os carnavais rurais da região montanhosa portuguesa do maciço da Gralheira, onde o Arquivo da Memória de Lafões, dos vales do Paiva e Vouga está a ser desenvolvido pela Binaural/Nodar.
 


Tramontana @ Rádio Lafões #28 | 16 Feb 2013

Programa totalmente dedicado às vozes e criações sonoras relacionadas com o rio Paiva, considerado um dos rios melhor mantidos da Europa em termos de sustentabilidade natural e humana. Em 2010 e 20111 Luis Costa da Binaural/ Nodar viajou mais de 100 km ao longo deste rio, desde sua nascente até à foz, e falou com pessoas-chave em cinco aldeias diferentes, pertencentes a municípios diferentes (Carapito, Alhais, Pinheiro, Nodar e Canelas), criando assim uma compreensão mais profunda das dinâmicas passadas presentes relativas à profunda ligação entre as comunidades rurais e um rio, produtor/potenciador de aspectos tão diversos como a agricultura, a pesca, a comunicação, as mitologias ou o lazer.

 


Tramontana @ Rádio Lafões #27 | 09 Feb 2013

Programa inteiramente dedicado à freguesia de Sul, localizada no Maciço da Gralheira (S. Pedro do Sul). Várias pessoas foram entrevistadas de forma a captar um sentido da diversidade de vidas e experiências: o presidente da Junta de Freguesia, o jovem José Pedro Maurício, que explicou o quão complexo pode ser a gestão de um território administrativo tão pequeno (desde a gestão da água e da floresta, a proteção contra incêndios, as iniciativas de desenvolvimento económico, a promoção da cultura e do património, a inclusão social etc.) Outras pessoas foram entrevistadas como o Sr. Serafim Ferreira e D. Maria Emília, ambos proprietários de cafés/mercearias tradicionais (respectivamente de Oliveira e de Sul) e  a D. Cidália Pereira, assistente da escola primária local desde há muitos anos.


 Tramontana @ Rádio Lafões #26 | 26 Jan 2013

Programa inteiramente dedicado à pequena aldeia da Rompecilha, localizada no lado sul do Monte S. Macário (freguesia de S. Martinho das Moitas, concelho de S. Pedro do Sul, Portugal).  A emissão foi composta por três partes: Em primeiro lugar, uma longa entrevista a um habitante local, o Sr. Arlindo Dias, um simples agricultor, com apenas o ensino primário concluído, mas que é uma enciclopédia viva do mundo rural. Em segundo lugar, alguns cantares tradicionais por um grupo de mulheres locais e, finalmente, um conjunto de gravações sonoras de campo no interior da aldeia (tanques de água, um antigo moinho de água que ainda trabalha, ovelhas num pasto etc.)