Rua do Pedregal | 3660-645 Sul | Portugal
Tel. +351 232 723 160, +351 918 951 857
Email: info@binauralmedia.org
SoundcloudSoundcloudFlickrFlickrTwitterTwitterFacebookFacebookVimeoVimeo

Candidaturas Abertas para ARS CONTACTUS - Fórum Internacional de Artes Dialógicas

Candidatura aberta para apresentações até 31 Maio 2013

ARS CONTACTUS – Fórum Internacional de Artes Dialógicas
Artes > Paisagens > Comunidades > Ciências > Linguagens > Media

5 – 8 Dezembro 2013
Hotel do Parque
Termas de São Pedro do Sul, Portugal

Organização: Binaural – Associação Cultural de Nodar | www.binauralmedia.org
Parceiro Científico: Departamento de Comunicação e Artes – Mestrado de Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro | www.ua.pt

Palavras-chave: arte site-specific, arte em contexto específico, arte comunitária, arte em espaço público, arte litoralista, land art, arte interativa, arte e ciência, arte e literatura, arte e palavra, arte e verbalização, arte rádio, arte sonora, estudos de paisagens sonoras, antropologia sonora, arte e etnografia, arte e antropologia, arte performativa, arte relacional.

ARS CONTACTUS é um fórum internacional, científico e artístico, dedicado às artes dialógicas, lidando com a atual proliferação de artistas contemporâneos que trabalham em estreito contato com uma vasta gama de conexões com a vida real, sejam aspectos artísticos, sociais, antropológicos, territoriais, científicos ou tecnológicos. O fórum tentará mapear novas estratégias, conceitos e técnicas de abordagens inteligentes para estas ligações entre arte e vida, evitando as armadilhas comuns do socialmente correto, do elitismo do sistema da arte contemporânea ou de utilizações políticas abusivas de obras de arte pública ou de arte comunitária.

ARS CONTACTUS é dirigido a pesquisadores sobre arte e ciência, curadores de arte, críticos de arte, gestores de arte, gestores municipais e a artistas media e performers com uma comprovada abordagem teórica/conceptual sobre os aspectos relacionais ou dialógicos das suas obras.

ARS CONTACTUS é organizado pela Binaural/Nodar (www.binauralmedia.org), uma organização cultural portuguesa de artes sonoras e media trabalhando desde 2006 em atividades artísticas, laboratoriais e de pesquisa, baseadas no contexto rural do Maciço da Gralheira (S. Pedro do Sul , PT). A Binaural/Nodar acolheu desde o início das suas atividades mais de 100 artistas, cientistas sociais, arquitetos etc. de renome internacional, os quais estabeleceram fortes ligações com dezenas de comunidades rurais locais.

ARS CONTACTUS terá lugar na magnífica cidade termal das Termas de S. Pedro do Sul (Portugal), um lugar nas margens do rio Vouga fundado há mais de 2.000 anos atrás pelos romanos, os quais trouxeram os usos e tecnologias de banhos para a península Ibérica, um lugar onde D. Afonso Henriques o primeiro rei de Portugal curou as feridas de suas batalhas e também um lugar onde o último rei de Portugal, D. Manuel II passou alguns momentos felizes durante sua infância, muito antes de ser deposto após o golpe de estado que marcou o início do regime republicano em Portugal.

Todos artigos, documentos e obras de arte a serem apresentadas no fórum ARS CONTACTUS serão publicados num livro de atas que estará disponível na abertura do fórum.

Comissão de seleção:

Luis Costa, PT
(Artista, curador e educador sonoro, editor de arte, presidente da direção da Binaural / Nodar)

Manuela Barile, TI
(Artista media e de performance que trabalha exclusivamente com temas de inspiração antropológica, diretora da Binaural / Nodar)

Rui Costa, PT
(Artista sonoro com trabalhos baseados em temas sociais, literários e antropológicos, diretor da Binaural / Nodar)

Paulo Bernardino, PT
(PhD em estudos de arte, investigador no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, PT)

Pedro Bessa, PT
(PhD em design/estudos culturais, coordenador do Mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro, PT)

Ana Saraiva, PT
(Doutoranda em antropologia, pesquisadora na Universidade Nova de Lisboa, autora, organizadora cultural no Município de Ourém, PT)

Duncan Whitley, UK
(Mestrado em artes plásticas, artista sonoro que trabalha fundamentalmente com rituais sociais sagrados e profanos)

Língua do fórum e dos artigos apresentados:

Inglês


Formatos de apresentação admitidos:

Master class, apresentação interativa, projeção áudio/visual, performance/conferência e apresentação de artigo científico.

Normas de submissão:

As propostas de apresentação devem ser enviadas para info@binauralmedia.org e incluir os seguintes documentos:

• Carta de motivação
• CV científico e/ou artístico detalhado
• Breve biografia – max 100 palavras
• carta assinada por uma universidade mencionando as atividades de pesquisa realizadas pelo candidato (se aplicável)
• Título e formato de apresentação
• Breve resumo/abstract da apresentação – máximo de 300 palavras
• links web para publicações e/ou obras artísticas anteriores.

Todos os documentos de uma proposta de apresentação deve ser enviados num único e-mail como anexos: documentos de texto devem ser enviados em formato Word, materiais fotográficos devem ser enviados em formato JPG (72 dpi, com um tamanho mínimo de 600 x 400 pixéis)

Custo de inscrição para apresentadores:

500 euros se o pagamento for feito antes de 30 de junho de 2013 – custo de inscrição antecipada reduzida.
650 euros se o pagamento for feito após 30 de junho de 2013 e antes de 31 de agosto de 2013.
800 euros se o pagamento for feito após 31 agosto de 2013 e antes de 31 de outubro de 2013.

O custo cobre a inscrição do apresentador, a participação em todos os eventos do programa do fórum, viagens na região, três noites de alojamento em quarto single, todas as refeições, pleno acesso à piscina interior e ginásio do hotel, uma sessão de Spa no balneário das Termas de São Pedro do Sul, uma cópia do livro de atas do fórum e uma cópia do catálogo anterior + CD duplo da Binaural/Nodar “Três anos de Nodar: Práticas artísticas em contexto específico no Portugal rural”.

O dia oficial de chegada será 05 de dezembro a partir das 14:00.
O dia oficial da partida será 08 de dezembro, a partir das 16:00.

Para dúvidas e comentários sobre a presente candidatura contactar Luís Costa: Tel. +351 232 723 160 | email: luis@binauralmedia.org