Nodar em Exposição no Museu Grão Vasco, Viseu (PT)

A Binaural anuncia uma exposição retrospectiva de trabalhos audiovisuais realizados no Centro de Residências Artísticas de Nodar, a decorrer entre os dias 11 de Julho e 31 de Agosto no Museu Grão Vasco em Viseu (a 40 km de Nodar).

Os vídeos apresentados nesta exposição, co-produzida pelo Cine Clube de Viseu, são organizados em dois módulos que reflectem outras tantas linhas de abordagem estética do Centro de Residências Artísticas de Nodar: em “Nodar: Visões do Sonoro”, apresentam-se obras que reflectem sobre o património acústico local para a criação de paisagens sonoras; em “Nodar: Visões do Espaço e da Gente” apresentam-se obras que estabelecem um diálogo estético com a paisagem ou com as comunidades locais.

O Museu Grão-Vasco, considerado Monumento Nacional está instalado no antigo Paço Episcopal, edifício do século XVI adossado à Sé, que foi Paço dos Bispos de Viseu e Colégio-Seminário Conciliar, o museu foi inaugurado em 1918. O seu principal núcleo é composto pelas obras do lendário Grão Vasco (ou Vasco Fernandes, n. 1540), mestre natural de Viseu que muito marcou a pintura portuguesa quinhentista de carácter erudito, influenciada pelo renascimento italiano. Entre 2001 e 2003, o museu foi objecto de um extenso plano de recuperação e intervenção coordenado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, tendo reaberto ao público em 2004, profundamente reformado.

Programa da Exposição:

Nodar: Visões do Sonoro
14h00 – 16h00

Vídeos de John Grzinich (EUA/Estónia), Xesús Valle (Espanha), Pali Meursault (França) e Martin Clarke / Alicja Rogalska (Reino Unido / Polónia)

Nodar: Visões do Espaço e da Gente
16h00 – 18h00

Vídeos de Maile Colbert (EUA), Suzanne Caines (Canadá), Christine Niehoff (Alemanha) e Evelyn Müürsepp (Estónia)

Para ver folheto de promoção da exposição, clicar aqui.

2017-02-13T18:32:45+00:00 5 Julho, 2008|