Binaural/Nodar acolhe workshop do curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu

Workshop de Arranque do Ano letivo do Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu
27 e 28 de Setembro de 2012
Macieira (freguesia de Sul, concelho de São Pedro do Sul)
Produção: Binaural/Nodar

No âmbito de uma parceria estabelecida entre a Binaural/Nodar e o Curso de Arquitectura da Universidade Católica de Viseu, a Binaural/Nodar irá acolher o workshop de arranque do ano letivo do referido curso, o qual será realizado na aldeia de Macieira (freguesia de Sul, Concelho de São Pedro do Sul). Este workshop, que concluirá no dia 30 de Setembro nas instalações da universidade, está igualmente integrado nas comemoração do Dia Mundial da Arquitectura. Durante dois dias de trabalho de campo, os cerca de 60 alunos dos vários anos do curso de arquitectura irão desenvolver projectos de análise e de reabilitação de estruturas arquitectónicas e do perímetro urbano da aldeia.

A aldeia de Macieira é uma aldeia emblemática do maciço da Gralheira, por ficar no sopé do Monte de São Macário (onde se desenrola uma peregrinação anual imemorial no último domingo de Julho dedicada a este Santo, objecto de várias lendas locais), ter uma escala bastante razoável para uma aldeia serrana (viviam mais de 200 pessoas há cerca de 30/40 anos) e concentrar uma miríade de situações, problemas, assim como de potencialidades estruturais. As casas tradicionais são construídas em granito, sendo que existem diversas camadas de evolução e adaptação aos materiais de construção que foram aparecendo desde os anos 70.

Para esta aldeia a Binaural/Nodar e a Associação Aldeias de Magaio estão a pensar na criação de um museu rural com componentes etnográficas e multimédia, onde poderá inclusive vir a residir o arquivo da memória dos vales do Vouga e Paiva que a associação está a desenvolver em conjunto com parceiros franceses e italianos. Nesta estrutura, poderá igualmente existir uma lojas de produtos regionais e um espaço ligado à lenda do santo São Macário com elementos multimédia e imagens da iconografia popular sobre o santo.

Ainda nesta aldeia existe uma escola primária abandonada pertencente à associação local (parceira da rede de Aldeias de Magaio), situada num zona de bosque, que a referida associação planeia vir a ser um local de alojamento dirigido a jovens, ajudando assim a estrutura representativa de toda a comunidade.

Esta escola tem o telhado bastante degradado (chove dentro), pelo que no âmbito de uma parceria existente entre a empresa CS Telhas e a Universidade de Viseu, será efectuada, durante o decorrer do workshop, a substituição sem custos do referido telhado, podendo os alunos acompanhar os aspectos técnicos associados. Esta intervenção de carácter social, à qual se seguirão outras, é um dos aspectos relevantes da parceria entre agentes do território e o mundo académico, sendo assim possível consolidar um projecto de benefício recíproco, por um lado a ligação da academia com o mundo rural circundante e, por outro, para as estruturas associativas do território por poderem beneficiar de estudos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos especificamente para as comunidades locais.

Por último, há a referir que os estudos e projectos a desenvolver pelos alunos serão apresentados ainda em 2012 à comunidade da aldeia de Macieira, garantindo assim um confronto e troca de opiniões profícua para todos os intervenientes.

Equipa da Binaural/Nodar:

Coordenação Geral: Luís Costa
Coordenadora da Área de Arquitectura: Maria Carlos Valverde
Produção Local: Carina Martins
Registos Audiovisuais: Nely Ferreira e Ricardo Frade

2017-02-13T18:32:00+00:00 18 Setembro, 2012|