Seminário “Educazione al Paesaggio Sonoro” em Itália

Seminário Teórico-Prático
Educazione al Paesaggio Sonoro (Educação para a Paisagem Sonora)
8-9-10 Junho 2012 | 9.30 – 18.00

Cellino Attanasio (província de Teramo, Região de Abbruzzo, Itália)
Coordenação de Luís Costa com participação de Manuela Barile

Inscrições: gianfrancospitilli-gmail.com
Informações Adicionais: www.bambun.webnode.com

O nosso mais pequeno gesto é indutor de sons e toda a nossa vida social pressupõe a criação de um enquadramento sonoro, feito de voz, matéria, usos, trabalhos, etc. Num certo sentido é possível referir que o som é uma ferramenta social de grande valia, pelo grau de detalhe e de especificidade que pode conferir ao conhecimento das comunidades e das suas interacções quotidianas e pelos impactos positivos em processos identitários e de auto-estima dos grupos sociais. Hoje em dia, a importância crescente dada aos aspectos da memória colectiva ou individual exige novas metodologias que tratem especificamente a utilização do som na captação, documentação e expressão dessa memória.

Este seminário tem como objectivo o desenvolvimento de metodologias de aquisição de competências no trabalho educativo (em ambiente escolar ou não) para a utilização do som como ferramenta de inegável valor para a descoberta de um território e respectivas comunidades, incorporando um sentido multidisciplinar pelo recurso a ferramentas provenientes de diferentes áreas científicas / técnicas.

O seminário “Educazione al Paesaggio Sonoro” é proposto pela Binaural/Nodar e está integrado no simpósio “L’Osso che Canta”, organizado pela Associação italiana Bambun e dedicado à etnomusicologia, antropologia e som em espaço rural.

2017-02-13T18:32:03+00:00 10 Maio, 2012|