A Binaural e a Associação Cultural de Nodar apresentam:

[4º Módulo do Programa de Residências Artísticas de 2007]

Apresentações públicas dos projectos de artistas em residência:

25 de Outubro de 2007

21h45
Museu de Olaria de Barcelos (em parceria com Zoom)
Performances ao vivo com:
o.blaat (JP/US) + Maile Colbert (US) + Rui Costa & Manuela Barile (PT/IT) + Nilo Gallego (ES)

3 de Novembro de 2007

15h00
Nodar, S. Pedro de Sul
Apresentação comentada dos projectos de o.blaat (JP/US), Maile Colbert (US) e de Rui Costa & Manuela Barile (PT/IT)

17h30
Nodar, S. Pedro de Sul
Nilo Gallego & Noemi Fidalgo (ES)
Acção sonora com pastor e cabras

21h30
Sequeiros, S. Pedro do Sul
Concerto conjunto com o grupo tradicional “Sons da Beira Alta” + Nilo Gallego (percussão) e Noemi Gallego (gaita-de-foles)

8 de Novembro de 2007

22h30
Galeria ZDB, Lisboa
Performances ao vivo com:
o.blaat (JP/US) + Maile Colbert (US) + Rui Costa & Manuela Barile (PT/IT)

Projectos Artísticos:

Nilo Gallego com Noemi Fidalgo (Espanha)
Projecto: “Acción sonora con cabras y pastor”
Área Artística: Performance, Arte Sonora, Improvisação Livre

Sinopse do Projecto:

Na sequência de uma primeira residência em Março de 2006 e de um outro projecto anterior com características similares (“Felipe vuelve a casa con las ovejas sonando”) o qual decorreu no ano de 1999 em Bercianos del Real Camino (León, Espanha), Nilo Gallego entrevistará residentes locais (como contadores de histórias, músicos e pastores), acompanhará os pastores entrevistados nas suas rotinas diárias, seja nos percursos que efectuam pelas montanhas, seja nos currais onde o gado passa a noite, de forma a montar o cenário para o evento sonoro final. Este evento combinará a pura observação dos “actores” (cabras, pastores e cães) com a intervenção aberta de Nilo Gallego em percussão e electrónica e da tocadora de gaita-de-foles espanhola Noemi Fidalgo.

Biografia Artística:

Músico e performer nascido em León, Espanha. Toca bateria, percussão e electrónica. Formou igualmente parte do quinteto Cova Villegas (jazz contemporâneo) e do colectivo Piensan Las Manos . Realizou ainda várias bandas sonoras para teatro, instalações e dança contemporânea. Em 2003 coordenou e actuou no projecto “Yavestruz comoandamios parecementerio” (música e acção improvisada sobre andaimes de obra em espaços públicos) e em 2005 dirigiu no Museu de Arte Contemporânea de León (Musac) o primeiro de vários workshops de arte sonora.

http://www.tutuguri.org/nilo/

Maile Colbert (EUA)
Projecto: “Over the Eyes”
Área Artística: Instalação Multidisciplinar

Sinopse do Projecto:

“Over The Eyes”, inspirado num ditado antigo… “Afastar a lã dos olhos”, é uma instalação multimedia site-specific proposta para Nodar. A intenção da artista é de criar um ambiente que, utilizando todos os seus sentidos, provoque o espectador numa reflexão e contemplação sobre o mistério da memória. Uma das indústrias de Nodar é a da lã. Maile Conversará com agricultores locais sobre o processo de tosquia, gravando essas conversas, as quais serão incorporadas no desenho de som da instalação, um sistema “surround” de oito canais, em paralelo com gravações de campo da região e com textos sobre aspectos fisiológicos, psicológicos e biológicos da criação e destruição da memória em seres humanos. Em relação ao ambiente, comprarei lã local com a qual tecerei e criarei uma estrutura de “matéria cinzenta”, como são as nossas mentes. Ao longo destas passagens serão projectadas imagens de vídeos caseiros encontrados, “memórias” supérfluas gravadas e encontradas em lojas de conveniência e lixeiras, metodicamente apagadas por um acto sobreimposto de tosquia.

Biografia Artística:

Maile Colbert é uma artista sonora e vídeo que actualmente trabalha em Los Angeles, Califórnia. É graduada pelo Studio for Interrelated Media do Massachusetts College of Art, e pós-graduada em Integrated Media/Film and Video pelo California Institute of the Arts. Os seus trabalhos foram já apresentados e exibidos em múltiplos locais e eventos como o The New York Film Festival, LACE Gallery, MOMA New York, Los Angeles County Museum of Art, the REDCAT Theater in Los Angeles, The Portland International Documentary and Experimental Film Festival, e numa tournée multimedia de duas semanas pelo Japão.

http://www.myspace.com/colbertmaile

Keiko Uenishi (o.blaat) (Japão/EUA)
Projecto: “Nodar Social Composition”
Área Artística: Arte Sonora

Sinopse do Projecto:

O mesmo som será percebido de forma completamente diferente se fôr colocado num contexto distinto?. Como reagem as pessoas aos sons? Aqueles que foram criados num apartamento de frente para o tráfico de uma cidade captarão os sons da mesma forma do que aqueles criados numa aldeia tranquila? Pode o som de um camião de garrafas de cerveja tilintantes ser confortável para alguém? Com o meu projecto, pretendo experimentar com comunicações não linguísticas envolvendo símbolos (códigos) e sons, com o propósito de criar acções sociais / colectivas na forma de uma composição musical. Espero em paralelo que o meu projecto me permita encontrar as pessoas de Nodar, com diferentes enquadramentos culturais e linguísticos, para construir (um) meio(s) alternativo(s) de comunicação.

Biografia Artística:

Artista Sonora e compositora baseada em Brooklyn, Nova Iorque. É membro principal do colectivo SHARE e é conhecida por criar ambientes sonoros diversificados resultantes da sua infatigável procura em eliminar a presença física do performer, alterando em última instância as situações de escuta. Depois de ter efectuado durante vários anos performances com um dispositivo electrónico da sua construção (“tapboard effector soundsystem”), Keiko tem nos últimos anos explorado a mobilidade do Powerbook. As suas performances e instalações têm sido apresentadas em museus, salas de espectáculo, galerias e festivais em inúmeros países dos vários continentes. Entre outras obras, editou em 2004 o CD “Two Novels: Gaze / In the Cochlea” na editora portuense Crónica.

http://obla.at

Manuela Barile (Itália) e Rui Costa (Portugal)
Projecto: “La Scatola”
Área Artística: Performance, Arte Sonora e Visual

Sinopse do Projecto:

‘La Scatola’ é um projecto transdisciplinar que explora a noção de confinamento em múltiplas abordagens e trabalha sobre a zona de fronteira entre o ‘eu’ e o mundo exterior em situações de clausura. Podemos definir esta zona em termos puramente espaciais (“zona interdita”, “abismo”, “barreira”) mas também em termos de “fluxos energéticos” bidireccionais criados pela projecção sensorial e emocional da individualidade encarcerada no mundo exterior (dor, desejo, resistência, impotência, etc.) e da representação (idealizada, distorcida, difusa) desse mundo na mente e corpo do indivíduo encarcerado. No caso particular da residência em Nodar, procurar-se-á identificar as suas especificidades em termos de espaço natural e público, bem como tipos de interacção social que configurem situações de clausura. A partir destes elementos, construir-se-á uma versão de ‘La Scatola’ específica para Nodar.

Biografias Artísticas:

Manuela Barile é uma artista vocal e performer interdisciplinar italiana que habita em Portugal. Explora a voz nas suas várias expressões musicais e faladas, empregando técnicas vocais ocidentais e orientais, assim como outras da sua própria invenção, todas sem qualquer recurso a manipulação electrónica. O seu trabalho artístico consiste na combinação dos seus sons vocais com diferentes media (instalação, performances ao vivo, fotografia, vídeo, desenho, escrita).

http://www.manuelabarile.com

Rui Costa iniciou a sua actividade pública como artista sonoro em 1997. Em 1998 iniciou uma colaboração estreita com o músico espanhol Iñaki Ríos, ao nível da arte sonora, improvisação livre e criação vídeo, com o qual forma o duo ja_dijiste, utilizando técnicas de composição / improvisação baseadas em software (max/msp, etc.) e desenvolvendo vários projectos de cariz conceptual. Neste âmbito, refira-se o trabalho intermédia “Nodar”, apresentado em 2002 no festival Musica Ex Machina, em Bilbao, Espanha.

http://www.myspace.com/ruigcosta[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]