PAIVASCAPES #1
ESTRUTURA, PROCESSO E PERCEPÇÃO DE UM RIO

Candidatura Internacional para a Selecção de Projectos Artísticos

Selecção de 12 projectos artísticos a serem desenvolvidos em módulos de residências de 2 semanas, entre Fevereiro e Outubro 2010.

Data limite de recepção das propostas: 30 Setembro 2009.

Áreas artísticas: Fonografia (“field recordings”), instalação sonora, performance vocal, poesia sonora, improvisação / composição acústica, electroacústica ou electrónica.


O Programa de Residências Artísticas de Nodar para 2010 terá um tema agregador único: o rio Paiva. Ao longo do ano, do Inverno ao Outono serão desenvolvidos diversos projectos artísticos multidisciplinares (que tenham como elemento central o som) numa perspectiva contextual relacionada com as várias zonas geográficas do rio, da nascente até à foz. Uma homenagem a um pequeno rio que é um símbolo de uma região que (ainda) sabe viver em interacção equilibrada com a natureza. A partir da relação que existe entre a aldeia de Nodar e o rio Paiva, a qual motivou já a realização de alguns trabalhos artísticos, foi decidido agora estender a interacção a todo o curso do rio, dando um sentido de coerência e pluralidade à reflexão, captando linhas de continuidade e de ruptura, padrões, densidades e zonas de transição, sejam as relativas ao enquadramento geográfico como ao enquadramento humano.

Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados ao público no início de 2011, no âmbito de um evento que incluirá palestras, concertos, exibição de vídeos e uma exposição retrospectiva de todo o projecto. Esta exposição terá um carácter itinerante, sendo concebida nomeadamente para apresentação em várias localidades próximas do rio Paiva e tendo subjacente um programa de actividades educativas dirigidas a crianças e jovens.

Texto completo do anúncio e instruções de candidatura, aqui.