Projecto Aldeias Sonoras arranca

O primeiro módulo do projecto educativo “Aldeias Sonoras” decorre em zonas rurais do concelho de S. Pedro do Sul entre Fevereiro e Junho 09 e realiza-se em colaboração com professores e alunos da Escola Secundária de S. Pedro do Sul e com o apoio financeiro da Câmara Municipal local.

“Aldeias Sonoras” é um projecto da Binaural, único a nível nacional, de mapeamento sonoro de zonas rurais portuguesas, em paralelo com o seu levantamento geográfico, histórico e sócio-cultural. O projecto envolve escolas de zonas rurais de diversas regiões de Portugal e pretende evidenciar a riqueza sonora do mundo rural português e a necessidade de o registar, envolvendo crianças e jovens nessa descoberta, promovendo em paralelo o sentido de identidade, de diversidade e de orgulho em viver no campo.

“Aldeias Sonoras” envolve uma série de módulos de aprendizagem teórico-prática, com o objectivo de dotar os alunos de conhecimentos de tecnologias de registo e edição de sons, mapeamento de sons em mapas Google, utilização de blogs para a organização e distribuição de informação, associando cada etapa do projecto a diversas disciplinas curriculares (nas áreas da arte, história, cidadania, geografia, tecnologias de informação, etc.).

O segundo módulo do projecto já está calendarizado para Maio 09 no concelho de Vimioso (distrito de Bragança), no âmbito do festival Sons e Ruralidades 09, o qual é organizado pelas associações Aldeia e AEPGA.

Blog do projecto: http://www.aldeias-sonoras.org

2017-02-13T18:32:43+00:00 25 Janeiro, 2009|