Candidatura Aberta

Workshop/Residência
“Passageira em Casa”: Task-based Choreography

Dirigido por Maile Colbert e Wanda Gala
Com o apoio dramatúrgico de Rui Catalão
Produção: Binaural/Nodar

Centro de Experimentação Artística
Fábrica da Pólvora (Barcarena, Oeiras, Portugal)
27 Junho a 2 Julho 2011
Duração total: 42 horas (7 horas por dia)

Data limite para a recepção de candidaturas: 15 Junho de 2011

Descrição:

“Passageira em Casa” é uma performance multi-media e multi-disciplinar em quatro actos inspirada pelos conceitos de “casa” e de “viagem”. O projecto é dirigido pela artista multidiscplinar Norte-Americana Maile Colbert e tem produção da Binaural/Nodar.

A narrativa é um relato parcialmente ficcionado e uma visão pessoal da história marítima de Portugal, levados à prática por performers de dança, uma performer vocal, um intérprete de vídeo em tempo real, um compositor electrónico em tempo real, e outros artistas. O “libreto” do projecto, a ser desenvolvido pela directora artística e pelo poeta Ian Colbert, será baseado em vários textos ligados ao conceito de diáspora, os quais serão readaptados para formar uma história ficcionada abstracta e personalizada, a qual será utilizada para dar sinais aos performers sobre as suas tarefas durante a performance. A composição dessas tarefas será desenvolvida com a coreógrafa Norte-Americana Wanda Gala. A dramaturgia do projecto é concebida por Rui Catalão e a estrutura da coreografia final baseia-se nas pesquisas e estruturas criadas por Wanda Gala e Maile Colbert sendo, no entanto, afectada pela interacção entre intérpretes vocais em tempo real, som em tempo real e electrónica. Na sua globalidade, vídeo, som e movimento trabalham em conjunto para formar uma composição holística.

Com base nos elementos coreográficos definidos entre Maile Colbert e Wanda Gala e com base nos elementos dramatúrgicos concebidos por Rui Catalão, este workshop/residência irá incidir sobre exercícios resultantes do método “task-based choreograhy” (coreografia com base em tarefas).

O resultado do workshop será utilizado nas apresentações públicas do projecto “Passageira em Casa” nomeadamente aquelas que serão realizadas em Portugal num contexto site-specific (espaços monumentais e/ou relacionados com a história da cultura Portuguesa). Por outro lado, os participantes no workshop terão a possibilidade, se o quiserem, de fazer parte do conjunto de performers das referidas apresentações.

Condições:

Custo do workshop: 20 Euros por pessoa (transporte e alimentação não incluídos)

Candidaturas efectuadas através do email: info-binauralmedia.org, com envio de carta de motivação, currículo actualizado e portfólio artístico (se existir).

Público alvo: Profissionais, estudantes ou interessados em performance multidisciplinar e com formação em dança, performance ou teatro.

Nº máximo de inscrições aceites: 10

Biografias dos Coordenadores:

Maile Colbert (EUA/Portugal): Directora artística e criação áudio/vídeo.
Originária dos EUA e a residir entre os Estados Unidos e Portugal, é uma artista intermedia, com um longo trabalho focado nas intersecções entre o som e o vídeo. Leccionou na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Nova de Lisboa e tem realizado trabalho artístico e de edição vídeo para a Binaural/Nodar, Festival Temps D’Images e Festival Queer Lisboa.
http://www.mailecolbert.com

Wanda Gala (EUA/Polónia): Colaboração coreográfica
Educadora de arte, coreógrafa e “etnocoreóloga” cujo interesse professional na materialização de fenómenos culturais unifica o seu trabalho prático, académico e artístico. Enquanto “etnocoreóloga”, o seu trabalho envolve uma abordagem etnográfica e antropológica na pesquisa de dança e movimento humano.
http://crashfall.org/

Rui Catalão (Portugal): Colaboração dramatúrgica.
Participou em Untitled, Still Life (ZDB, 2009) uma colaboração com João Galante e Ana Borralho. Jornalista e crítico do Público (1994-1999), iniciou em 2000 uma colaboração formativa com o coreógrafo João Fiadeiro. Trabalhou depois com Miguel Pereira (Portugal), entre outros. No cinema, é co-autor dos argumentos “O Capacete Dourado” (2008) e “Morrer Como um Homem” (2009).

Informações adicionais:

http://www.mailecolbert.com
http://www.binauralmedia.org