Projecto educativo “Cidades Sonoras “
Alta de Coimbra
Mercado Quebra Costas, Coimbra
Sábado, 16 de Outubro 2010 (11h00 – 15h30)

Integrado numa parceria com a Associação Arte à Parte co-organizadora do projecto de dinamização da alta de Coimbra, Mercado Quebra Costas, a Binaural / Nodar levará a cabo a primeira versão do projecto de mapeamento sonoro “Cidades Sonoras”, o qual pretende acrescentar elementos de identificação geográfica e sócio-cultural de enquadramentos urbanos específicos através da dimensão acústica e tendo como participantes jovens das próprias zonas objecto de intervenção.

Mais do que mapear os sons de toda uma cidade, o projecto visa relevar os aspectos particulares de bairros e zonas bem definidas das cidades, escapando-se assim a um entendimento superficial de que todos os contextos urbanos são feitos da mesma matéria acústica.

Esta primeira versão do projecto, contará com crianças e jovens de duas instituições sociais da cidade de Coimbra: Colégio dos Orfãos de São Caetano e Casa da Infância de Elísio de Moura.

“Cidades Sonoras” é um projecto-irmão de “Aldeias Sonoras“, o qual se tem vido a desenvolver em zonas rurais portuguesas desde 2009.