Densidades Residentes
Exposição de artistas que participaram no programa de intercâmbio Binaural-MoKS entre 2008 e 2010
Y- gallery, Tartu, Estónia.
4 – 21 de Agosto de 2010


Inauguração da exposição em 03 de Agosto às 17:00.

Nos extremos da Europa, dois centros de residências artísticas Binaural / Nodar e MoKS fixaram-se, um na aldeia Portuguesa de Nodar e outro na aldeia Estoniana de Mooste. Em 2007, ambas as organizações decidiram encetar um programa de intercâmbio de artistas nos respectivos centros de residência. E assim aconteceu … entre 2008 e 2010 a Binaural / Nodar acolheu seis artistas da Estónia e o MoKS quatro artistas de Portugal.

As primeiras andorinhas a desembarcar pela primeira vez em Nodar, na Primavera de 2008, foram John Grzinich, Evelyn Müürsepp e Toomas Thetloff. No Outono do mesmo ano, Manuela Barile chegou ao MoKS. Na Primavera de 2009 Peeter Laurits e Svetlana Bogomolova trabalharam em Nodar, enquanto Andrea Brandão, Ana Carvalho e Bruno Humberto passaram algum tempo no MoKS. As extremidades foram finalmente ligadas por Anna Hints, que trabalhou em Nodar na Primavera de 2010.

As criações de todos estes 10 autores foram afectadas pelo “genius loci” dos lugares em causa, os espíritos de Mooste e Nodar. Nas obras dos artistas este espírito foi revelado de diversas formas, quer através de reflexões pessoais (Bogomolova, Carvalho, Müürsepp) ou através de contextos sociais (Humberto, Thetloff), ou pelo uso dos ouvidos dos sons (Hints, Grzinich, Barile) e dos olhos e cores (Laurits, Thetloff), ou através da floresta (Humberto), ou de um jardim (Carvalho) e no limite através do próprio Sol. (Brandão).

A exposição actual apresenta uma selecção de obras que tanto foram produzidas durante as residências como após as mesmas com base nos materiais recolhidos durante as estadias. Como se poderá ter oportunidade de constatar, os artistas desenvolveram de diversas formas o vivenciar e reflectir o local, bem como os media utilizados.

Embora os artistas tenham regressado a suas casas, os lugares (Nodar, Mooste) marcaram indelevelmente as suas vidas e obras, tanto quanto os artistas deixaram as suas impressões nestes lugares.

Um agradecimento especial a todos os artistas participantes! Svetlana Bogomolova, Anna Hints, Müürsepp Evelyn, Manuela Barile, Andrea Brandão, Ana Carvalho, Laurits Peeter, Grzinich John, Thetloff Toomas, Bruno Humberto.

http://www.binauralmedia.org
http://moks.ee