Rua do Pedregal | 3660-645 Sul | Portugal
Tel. +351 232 723 160, +351 918 951 857
Email: info@binauralmedia.org
SoundcloudSoundcloudFlickrFlickrTwitterTwitterFacebookFacebookVimeoVimeo

Maile Colbert - 2007

Projecto: Over the Eyes
Categoria: Video, Arte Sonora
Período: Outubro 2007
Evento: Residência Artística


O nosso sentido de identidade, do que somos e do que fizemos, está ligado à nossa vida de memórias. No entanto, uma memória vívida e detalhada pode estar baseada numa reconstrução imprecisa dos factos, em impressões auto-construídas que aparentam ter realmente acontecido. A continuidade da memória não constitui uma garantia de verdade; A descontinuidade da memória não constitui uma garantia de falsidade. A memória é aceite como sendo um fenómeno reconstruído, pelo que pode ser fortemente influenciada por expectativas, por emoções, pelas crenças implícitas de outros, por interpretações inapropriadas, ou resultados desejados. Estará a medida de uma vida bem vivida na qualidade das memórias?

E o que dizer da memória perdida? De um trauma que força a memória a mecanismos de repressão, de dissociação, ou a memórias falsas…. memórias inventadas tomadas como verdadeiras devido a hiatos na própria memória.

“Over The Eyes”, inspirado num ditado antigo… “Afastar a lã dos olhos”, é uma instalação multimedia proposta para ser realizada em Outubro de 2007 numa residência situada em Nodar, Portugal.

A minha intenção é de criar um ambiente que, utilizando todos os meus sentidos, provoque o espectador numa reflexão e contemplação sobre o mistério da memória. Uma das indústrias de Nodar é a da lã. Conversarei com habitantes locais sobre o processo de tosquia e de tecelagem da lã, gravando essas conversas, as quais serão incorporadas no desenho de som da instalação, em paralelo com gravações de campo da região e com textos sobre aspectos fisiológicos, psicológicos e biológicos da criação e destruição da memória em seres humanos. Em relação ao ambiente, comprarei lã local com a qual tecerei e criarei uma estrutura de “matéria cinzenta”, como são as nossas mentes.

Ao longo destas passagens serão projectadas imagens de vídeos caseiros encontrados, “memórias” supérfluas gravadas e encontradas em lojas de conveniência e lixeiras, metodicamente apagadas por um acto sobreimposto de tosquia.

Espero que o projecto resulte num pensamento auto-reflexivo e auto-crítico acerca da nossa identidade. O trabalho final será apresentado na forma de uma exposição multimédia. A documentação vídeo das minhas performances constituirá a maioria da peça exibida. Apresentarei ainda fotografias dos locais onde apresentei as minhas interacções, as quais serão acompanhadas de peças sonoras.


[AFG_gallery id='39']




Maile Colbert | EUA

Maile Colbert (USA) é uma artista sonora e vídeo que actualmente trabalha em Los Angeles, Califórnia. É graduada pelo Studio for Interrelated Media do Massachusetts College of Art, e pós-graduada em Integrated Media/Film and Video pelo California Institute of the Arts. Os seus trabalhos foram já apresentados e exibidos em múltiplos locais e eventos como o The New York Film Festival, LACE Gallery, MOMA New York, Los Angeles County Museum of Art, the REDCAT Theater in Los Angeles, The Portland International Documentary and Experimental Film Festival, e numa tournée multimedia de duas semanas pelo Japão.

http://www.myspace.com/colbertmaile