Viseu Rural 2.0 é um projeto co-organizado pela Binaural/Nodar e pelo Município de Viseu de documentação patrimonial, de criação artística sonora e media e de difusão cultural desenvolvido nas freguesias rurais do concelho de Viseu ao longo de 2016. O projeto parte de um pressuposto de necessidade de se conferir expressão e densidade a todo um arco rural que envolve a cidade de Viseu e cuja memória e estrutura fazem também parte da história da própria cidade.
Depois de uma 1ª versão do projeto Viseu Rural 2.0 em 2015, no âmbito do qual foram produzidos 120 documentos áudio/visuais etnográficos e paisagísticos, criadas 10 obras artísticas por artistas de seis países, realizados cinco documentários radiofónicos e organizada uma exposição final retrospetiva que esteve patente na Casa das Memórias de Viseu entre Novembro 2015 e Abril 2016, o projeto em curso neste ano de 2016 desenvolveu um extenso corpo de trabalho de documentação patrimonial, criação sonora e musical e educação cultural no arco rural do Município de Viseu, do qual se destacou o Concurso Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora: EXPLORAÇÕES SONORAS DE UM ARQUIVO RURAL.
Este concurso internacional consistiu no acesso por parte de músicos eletroacústicos e artistas sonoros de todo o mundo a um conjunto de ficheiros áudio, parte constituinte do arquivo Viseu Rural 2.0 que foi sendo recolhido e organizado pela Binaural/Nodar, criando assim um sentido de exploração e de disseminação para além das fronteiras do território rural que rodeia Viseu. Desta forma, vários artistas localizados em regiões distantes do planeta, puderam pensar e expressar Viseu e o seu contexto rural através da pesquisa sonora e musical.
Foram recebidas mais de uma centena de obras, oriundas de 23 países, o que ultrapassou em muito as melhores expectativas da organização. Fizeram parte da seleção oficial 38 obras, aquelas que cumpriram na íntegra os critérios de seleção e cuja qualidade artística foi julgada de nível elevado pelo júri.
Das 38 obras selecionadas, 20 foram objeto de prémios ou menções:
Três Primeiros Prémios
Sete Prémios do Júri
Dez Menções Honrosas
Estas 20 obras premiadas estão patentes numa exposição intitulada VISEU RURAL 2.0: EXPLORAÇÕES SONORAS DE UM ARQUIVO RURAL, a qual inaugurou no dia 29 de Novembro 2016 na Casa da Ribeira em Viseu.
Este concurso distribui prémios financeiros num total de 4.400 Euros a distribuir, cujo montante deriva diretamente do orçamento do projeto Viseu Rural 2.0, cofinanciado pelo Município de Viseu e pelo Programa Europa Criativa – Rede Europeia de Arte Sonora SOCCOS (http://www.soccos.eu), da qual a Binaural/Nodar é membro ativo.
Lista das Obras Premiadas:
Prémio/Menção | Nome | Título da Obra Submetida | Nacionalidade |
1º Prémio | Jeff Morris | Sobre a Electrodinâmica dos Corpos de Trabalho | EUA |
2º Prémio | Helene Hedsund | Pastoral | Suécia |
3º Prémio | Nikos Stavropoulos | Portrait V | Grécia |
Prémio do Júri | Boštjan Perovšek | Rails Past the Birds | Eslovénia |
Prémio do Júri | Diego Behncke | [-inf] -90.30900 -90.30900 [-inf] -80.76657 -84.28840 | Chile |
Prémio do Júri | Elsa Justel | Estampes de Viseu | Argentina |
Prémio do Júri | Fabián Avila Elizalde | Quebranto | México |
Prémio do Júri | Jonathan Higgins | Disinter | Inglaterra |
Prémio do Júri | Luigi Morleo | On Western Terror | Itália |
Prémio do Júri | NUM | I Am Walking In The Woods Of Magic | Irão |
Menção Honrosa | Adam Hulbert | Studies in Xbduction (Loc. 40.3921° N, 7.5445° W) | Austrália |
Menção Honrosa | Bella | Ementa das Almas | Brasil |
Menção Honrosa | Deovides A. Reyes III | Superposition Phenomenon | EUA |
Menção Honrosa | Fabrizio Gaggini | A Night on the Train | Itália |
Menção Honrosa | John Tenney | Over Viseu | EUA |
Menção Honrosa | Massimo Avantaggiato | Azul | Itália |
Menção Honrosa | Sturqen | Fabricação | Portugal |
Menção Honrosa | Moody Alien | A Day in the Fields | Grécia |
Menção Honrosa | Vedran Mehinovic | Dimensions in Viseu | Bósnia Herzegovina |
Menção Honrosa | Virgílio Oliveira | Terra e Fé | Portugal |
Seleção Oficial | Alessandro di Maio | Transversal Third | Itália |
Seleção Oficial | Arturo Hernández | Viseu Crepúscular | México |
Seleção Oficial | Chadas Ustuntas & Claudia Rangel | Reminiscência | Turquia e Brasil |
Seleção Oficial | Cláudio Pina | Viseonarium | Portugal |
Seleção Oficial | Concha García | Viseu Mayrit: Weaving with Water | Espanha |
Seleção Oficial | David Hirst | Imaginação de Viseu | Austrália |
Seleção Oficial | Davide Wang | Lost in a Nowhere Forest | Itália |
Seleção Oficial | Eduardo Abrantes | Os Três Inimigos da Alma | Portugal |
Seleção Oficial | Fernando Ramalho | A Paz Possível é não ter Nenhuma | Portugal |
Seleção Oficial | Isaac Baggaley | Distance | Inglaterra |
Seleção Oficial | Julian Scordato | Study for a Landscape #2 | Itália |
Seleção Oficial | Kramer Elwell | Return to the Earth | EUA |
Seleção Oficial | Luis Carlos Martinez Wilde | Et Nunc, et Semper | Bolívia |
Seleção Oficial | Luís Fernandes | Imbalance | Portugal |
Seleção Oficial | Luz Elez-Villarroel Famos | Lugares Comunes | Espanha |
Seleção Oficial | Milena Kipfmüller & Klaus Janek | E Depois | Alemanha |
Seleção Oficial | Renzo Filinich Orozco | Toada em Bordão | Perú |
Seleção Oficial | Sara Pinheiro | De Lés a Lés | Portugal |
Seleção Oficial | Symeon Yovev | Rua da Paz | Alemanha |