[ad_1]









TRADIÇÕES E CÂNTICOS DE CARVALHAL DE VERMILHAS PERPETUADOS EM LIVRO E CD

O Município de Vouzela apresentou no passado domingo, dia 30 de abril, em Carvalhal de Vermilhas, o livro “Entre o campo e o céu”, um trabalho constituído por livro e cd e que pretende registar e perpetuar os cânticos e as tradições das gentes de Carvalhal de Vermilhas.

“Trata-se de um trabalho de valorização da cultura da comunidade de Carvalhal de Vermilhas e em particular das suas vozes”, disse na sessão o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira. “Sinto-me orgulhoso pelo facto de, no exercício das minhas funções, deixar um trabalho desta natureza, que exalta o que é autêntico e genuíno, enriquecendo o vasto património imaterial do nosso concelho”, acrescentou o autarca.

Igualmente satisfeita com a publicação, Isabel Moita, presidente da Direção da Associação de Carvalhal de Vermilhas, agradeceu aos elementos mais velhos do grupo pelos ensinamentos que têm transmitido. “Tenho uma enorme gratidão para com os mais velhos, que nos têm transmitido todo o seu saber, e é para nós um orgulho muito grande sermos os herdeiros deste legado”. Para a diretora, a publicação resume “com muita qualidade” aquilo que é a essência de Carvalhal de Vermilhas. “As cantigas são originais, são autênticas e retratam a vivência destas gentes, relacionada com as atividades rurais, desde a rega, a malha, as colheitas, entre outras”.

Luís Costa, presidente da Direção da Binaural Nodar, e responsável pelo trabalho, realçou o “espírito de humildade” que encontrou neste grupo de cantares. “São terras e pessoas como estas que merecem este tipo de atenção. Todos os textos e as recolhas que foram feitas resultaram de um trabalho de equipa, de um esforço abnegado de um grupo de cantares que tem defendido, durante largos anos, uma forma autêntica de cantar”, concluiu.

A sede da associação de Carvalhal de Vermilhas foi pequena para receber todos aqueles que se quiseram associar ao evento de apresentação do livro e do CD e que contou também com vários momentos musicais protagonizados pelo Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas.[ad_2]

Source